segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O meu conceito de educação nas empresas

Meus amigos e leitores,

Abaixo transcrevo o email endereçado a um amigo e Diretor de um grande grupo de empresas no Brasil, onde sintetizo minha humilde opinião com esse tema tão importante, não mais do futuro e sim do presente, gostaria de receber comentários que pudesse enriquecer a minha convicção, ou uma outra proposta que me fizesse refletir sobre outros parâmetros.

Caro amigo.

Carrego comigo uma convicção e tenho certeza que você também comunga da mesma posição, pois acredito que a formação profissional não pode ser entendida fora da dinâmica empresarial.

É um dos elementos constitutivos da própria vida de uma organização, já tive oportunidade de ler diversos autores sobre esse tema, mas é evidente que esta bastante explicito a distinção entre educação, treinamento e instrução. Defino a educação como um processo amplo que permite ao individuo desenvolver-se como um todo e em todas as dimensões. Esse processo acompanha o ser humano em toda sua trajetória de vida e compreende, igualmente, aspectos individuais e sociais. 

Chamo a atenção para a educação permanente como instrumento de melhoria individual e social. Nesse enfoque, observa-se a dimensão eminentemente educativa do treinamento. Tanto a educação como o treinamento constitui-se como processos intercomplementares (nunca excludentes) cujos objetivos buscam muito mais do que acumular técnicas ou conhecimentos, mas, acima de tudo, promover mudanças de atitudes mais amplas, que ultrapassam os limites do ambiente de trabalho.

Minha identificação é essa linha de pensamento que aplico como pedagogo empresarial e espumando tezão para delinear um processo de planejamento pedagógico para educar e treinar colaboradores (indivíduos) dentro de sua conceituada instituição, viabilizando a aprendizagem de todos, de forma que sua conduta resultante contribua para a consecução dos objetivos e fins da organização.

Sergio Mansilha

Pesquisar este blog