sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

A fidelização de clientes é uma mistura de arte e ciência.

Eu tive uma experiência muito interessante em outubro do ano passado relacionada a como construir a fidelidade do cliente. Eu queria experimentar uma nova ferramenta para o meu blog. Eu estava fazendo algumas pesquisas e encontrei uma ferramenta que oferece uma avaliação gratuita. Eu decidi dar uma chance. Eu instalei o plugin e fui até o site e comecei a clicar. Logo depois disso, recebi um e-mail do CEO!

Agora, deixe-me ser claro, esta não é uma pequena empresa que estou falando. É verdade que também não é a Apple, mas é uma marca conhecida e acho que o CEO deve ter feito algo online naquela época porque tive a sorte de enviar e-mails para ele. Toda a conversa começou com um e-mail automatizado que solicitou meu feedback. Eu respondi e cada e-mail depois disso foi uma resposta personalizada em resposta às minhas perguntas.

Pessoal, então como as empresas podem fidelizar o cliente?

Isso me fez pensar em todas as empresas com as quais trabalhei e usei ao longo dos anos e o que elas realmente fizeram para ganhar minha lealdade. Eu criei esta lista e pensei em compartilhá-la com os membros de meu Blog.

Vá com o móvel. Com mais de 4 bilhões de dispositivos móveis disponíveis, é provável que seus clientes usem um dispositivo móvel para interagir com você. Certifique-se de que seu site é compatível com dispositivos móveis.

Examine-os, mas não muito. O mero ato de pesquisar os clientes coloca você em destaque e, portanto, seus clientes são mais propensos a comprar. Mas outro benefício de pesquisar seus clientes é que é uma ótima maneira de informá-los sobre seus produtos, serviços e o que o diferencia da concorrência.

Crie uma experiência personalizada.  A personalização é uma grande tendência. Para oferecer um ótimo atendimento ao cliente, pesquise o que realmente importa para seus clientes. Não se esconda atrás da tecnologia, use-a para aproximá-lo do seu cliente e, assim, fidelizá-lo.

Envolva-se com incentivos.  Muitas empresas optam pelo caminho mais fácil, optando por incentivos como iPads ou cartões-presente. Embora esses sejam certamente bons, você corre o risco de obter o envolvimento de pessoas mais interessadas no incentivo e não tão interessadas no que você está oferecendo. Seja criativo e procure incentivos que não apenas apresentem seu produto ou assistência, mas ofereçam benefícios reais ao cliente, como permitir que seus melhores clientes evitem a fila ou tenham um evento chique para seus clientes, onde você apresenta o que há de mais recente e melhor. Se você vende um produto físico, envie amostras grátis para seus clientes antes de lançá-lo para qualquer outra pessoa. Faça com que eles se sintam especiais.

Socializar. Não apenas o padrão para o que todo mundo está fazendo. Dê uma olhada em quais canais de mídia social seus clientes mais participam e esteja lá também. Envolva-se com seus clientes como pessoas e não apenas como números de cartão de crédito. E não use as mídias sociais apenas para responder a clientes negativos; valorize seus fãs!

Desenvolver programas de recompensas com níveis de engajamento.  Você acreditaria que um programa de associação paga poderia realmente aumentar a fidelidade do cliente? Eu li sobre um restaurante local em São Paulo que realmente oferecia três níveis de adesão que os clientes podiam comprar. Dentro de cada pacote havia cupons, ofertas e convites para eventos. Quando os membros entraram para usar suas recompensas, eles trouxeram amigos, que você adivinhou, também compraram um pacote.  

Foco nos colaboradores. Na verdade, existem duas escolas de pensamento; uma diz para se concentrar no cliente e dar-lhe tudo. Esta é uma ótima estratégia e uma que estou apresentando aqui. Mas há outra escola de pensamento; concentre-se nos colaboradores e eles naturalmente prestarão um ótimo serviço. Existem muitos exemplos de empresas que priorizam os funcionários. Treine seus colaboradores, dê a eles diretrizes e uma estrutura dentro da qual eles possam operar e, então, deixe-os em paz.

Conheça seus produtos e serviços por dentro e por fora. Isso pode parecer óbvio para você, mas quantas vezes você entrou em uma loja e fez uma pergunta a um associado apenas para receber um olhar vazio? Eu costumava fazer compras em uma livraria local no Rio de Janeiro. Todo mundo que trabalhava lá era um verdadeiro amante de livros e não era incomum entrar em uma conversa muito profunda com um dos associados enquanto navegava pelos corredores. Essas pessoas eram praticamente bibliotecários.

Seja fiel a sua palavra. Uma coisa é dar sua palavra, fazer o que você disse que faria. Esta é certamente uma grande característica. Mas ser sua palavra é um pouco diferente. Ser sua palavra é mais como viver sua marca. Eu sempre gosto de dizer que marketing não é sobre o que você faz, é sobre quem você é.

No mundo de hoje, a simpatia é melhor do que a capacidade e enquanto a fidelidade à marca é algo que a marca prospera para fornecer ao cliente, o mesmo vale para a fidelidade dele. Mas, no final, a fidelidade do cliente sempre tem um custo. Então, se você faz parte de alguma marca, tente tratar seus clientes mais como humanos e menos como uma máquina de fazer dinheiro.

Dada a escolha, as pessoas preferem comprar de pessoas de quem gostam. Eles estão mais dispostos a perdoar pequenos erros e atirar, até mesmo os grandes. Quando as pessoas gostam de você, elas querem passar tempo com você.

Pense nisso.

Sergio Mansilha




Pesquisar este blog