quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Fique de mãos dadas com o ciúme feliz.

Vamos fazer uma reflexão, quantos de nós já proferimos essa frase:

"Eu estou tão feliz por você!"

Vocês se lembram de dizê-la a um colega depois de uma grande vitória, mas, será que sentimos menos do que uma alegria inabalável pela outra parte?

Vocês não são únicos. Quando um colega consegue uma grande conta, recebe elogios públicos do CEO ou consegue uma promoção, é natural sentir uma mistura de emoções. Você quer ser feliz por eles. Você ESTÁ feliz por eles. . . e você também tem um pouco (ou muito) de ciúme. Mesmo o mais bem-intencionado entre nós pode ser pego de surpresa quando o monstro de olhos amarelos aparecer.

Pessoal, como uma pessoa naturalmente competitiva, meu desejo de realizações ajudou a me impulsionar na vida. Minha competitividade também me segurou, quando se traduz em constantemente julgar a mim mesmo e definir metas inatingíveis na busca por “estar à altura”.

Depois de longos anos de experiência, abaixo estão algumas estratégias que desenvolvi para manter a inveja sob controle:

Seja um guerreiro(a) e crie um grito de guerra compartilhado. Ver as conquistas dos outros através da lente de um objetivo comum é outra ótima maneira de mitigar a inveja. Quando outra pessoa consegue, seja uma grande venda, uma promoção ou elogio público, olhe para isso através das lentes de seus objetivos comuns. O sucesso deles hoje abre o caminho para o sucesso amanhã.

Fique de mãos dadas com o ciúme feliz. O ciúme é normal, os humanos são chamados de “criaturas comparadoras” por uma razão. Dizer a si mesmo para não sentir ciúme empurra essa emoção direto para o seu subconsciente. Provavelmente fará uma aparência (indesejada) mais tarde. Em vez disso, faça as pazes com o que chamo de "ciúme feliz".

Esse tópico é muito importante que chamo de ciúme feliz, é quando você está realmente feliz por algo positivo ter acontecido com outra pessoa e também quer que aconteça com você. Eu criei a frase anos atrás, quando um autor literário que conheci e conversei com ele pessoalmente me disse que atingiu uma lista de best-sellers, no qual, eu cobiçava essa performance.

Ele trabalhou muito, seu livro era ótimo e eu fiquei muito feliz por ele. E eu queria desesperadamente estar na lista também.

Você pode se permitir sentir essas duas emoções ao mesmo tempo.

Na maioria dos casos, há mais listas de best-sellers disponíveis, mais promoções a serem ganhas, mais vendas a serem feitas e mais vidas e negócios que você pode transformar. Em outras palavras, há sucesso suficiente para todos. Use seu ciúme feliz para apoiá-lo e impulsioná-lo para a frente ao mesmo tempo.

Não compare o seu dia a dia com o melhor dia de outra pessoa. Sim, você viu essa pessoa conseguir uma grande promoção. Eles estavam absolutamente radiantes. Mas, você os viu chorando no banheiro no ano passado depois de perder uma grande conta de cliente? Provavelmente não.

Não compare toda a sua vida com o rolo de destaques de outra pessoa. Reserve um momento para lembrar que você também teve esses momentos de pico. Você terá mais deles.

Quando você é uma pessoa ambiciosa, tons de inveja são normais. Permitir que esses sentimentos fixem residência permanente em sua mente, entretanto, trará seu desempenho (e felicidade) a uma parada brusca.

Enfim, aprender a apreciar as realizações dos outros, sabendo que muito raramente diminuem as suas, é uma prática vitalícia para os grandes vencedores.

Pense nisso.

Sergio Mansilha

Pesquisar este blog