terça-feira, 12 de maio de 2020

O potencial do pagamento móvel.


Será um problema? Não sei, mas o coronavírus mudou quase todas as partes da minha vida diária. A maior mudança é que agora trabalho totalmente remotamente e raramente saio de casa. Mas quando saio de casa, também mudou meu relacionamento com dinheiro. Nomeadamente, quase nunca toco mais em dinheiro vivo.

Em março, quando no Brasil, tinham apenas alguns casos conhecidos de covid-19, a Organização Mundial da Saúde disse que o papel-moeda poderia ser um método de transmissão do vírus, de modo que pagamentos sem contato, como Apple Pay ou Google Pay, eram mais seguros.

Pessoal, é notório que os pagamentos sem contato estão começando a parecer o caminho do futuro, e as empresas estão promovendo estrategicamente a segurança de suas próprias versões deste sistema.

Embora nem os comerciantes nem os consumidores tenham adotado completamente os pagamentos móveis, as carteiras móveis oferecem benefícios a todas as partes interessadas, como; recursos de segurança aprimorados, checkout mais rápido e integração de lealdade. Cada uma delas é uma vantagem para clientes e comerciantes e, eventualmente, convencerá ambas as partes a adotar a tecnologia.

Vejam que a Mastercard e Visa estão aumentando os limites de valor dos pagamentos sem contato em vários países, e a pandemia de coronavírus pode ser o impulso necessário para efetuar pagamentos sem contato, que já são populares na Europa.

Pagar com meu telefone é ótimo, mas encomendar e pagar antecipadamente é ainda melhor. Quanto menos tempo interagindo com estranhos, esperando meu pedido e potencialmente compartilhando germes, melhor.

Comprar desta maneira é melhor, tenho tempo para navegar e decidir o que quero sem me sentir pressionado, e também não faço compras por impulso.

Acredito ser um privilegiado, onde tenho uma casa para me abrigar e um carro para atender às necessidades, sem mencionar o fato de que tenho um trabalho que posso fazer remotamente.

No entanto, lojas e restaurantes que passaram apenas pelo drive-thru e empresas que aceitam pagamentos sem contato acrescentaram uma barreira extra às pessoas sem carros e aos mais de X milhões de Brasileiros que permanecem sem banco.

Os pagamentos móveis ainda enfrentam barreiras elevadas, como a lealdade contínua dos consumidores aos métodos tradicionais de pagamento e a aceitação fragmentada entre os comerciantes. Porém, à medida que os programas de fidelidade são integrados e mais consumidores confiam em suas carteiras móveis para outros recursos, como pagamentos no aplicativo, a adoção e o uso aumentarão nos próximos anos.

Enfim, esses são problemas que precisam ser corrigidos. Porque, a partir de agora, estou preparado para um futuro em que nunca mais pago em dinheiro e acho que seria mais seguro se todos pudessem fazer o mesmo.

Pense nisso.

Sergio Mansilha

Pesquisar este blog