sábado, 20 de março de 2021

Force-se a gerar dezenas de ideias

Sempre reafirmo em minhas palestras e artigos que escrevo, que uma boa organização avalia métricas e desempenho com base na contribuição de valor. Se você é decente em seu trabalho, está contribuindo com valor (no entanto, o valor pode ser difícil de medir). Mas se você for capaz de treinar e passar conhecimento para outras pessoas de forma consistente e bem-sucedido no que faz, estará aumentando seu valor exponencialmente, e isso o coloca numa posição de liderança.

Já escrevi vários artigos sobre liderança, e sempre preconizo que não podemos esquecer que um aspecto principal da liderança eficaz é ser capaz de espalhar seu conhecimento para outras pessoas, aumentando o seu impacto positivo e de outras pessoas na organização. E isso não passará despercebido, também não significa que você precisa entrar na gestão para progredir; é uma maneira sutil de levar sua função em uma organização a um perfil muito mais elevado.

Pessoal, compartilhar nosso conjunto de conhecimentos e habilidades com outras pessoas é fundamental para o avanço moderno e para abrir espaço para novas ideias, especialmente à medida que nossas pilhas de tecnologia se tornam cada vez mais complexas e especializadas.

Compartilhar o que sabemos não apenas ajuda outras pessoas nas organizações, mas também ajuda as próprias carreiras, e pegando esse gancho de compartilhar conhecimento, aproveito esse ensejo diante de inúmeros e-mails que recebo solicitando que eu escreva um artigo sobre a “ habilidade de escrever”. Então vamos em frente....

Costumo acordar muito cedo. Muito cedo. Cinco horas é o padrão. Minha manhã começa tentando não me levantar antes do nascer do sol. Mas quando o faço, é porque minha cabeça está muito cheia de palavras, e eu só preciso chegar à minha mesa e começar a despejá-las em um arquivo. Eu sempre acordo com frases entrando em minha cabeça. Portanto, chegar à minha mesa todos os dias parece uma longa emergência.

É engraçado, as pessoas costumam perguntar como me disciplino para escrever. Não consigo entender a pergunta. Para mim, a disciplina é desligar o computador e deixar minha mesa para fazer outra coisa. A escrita em vários gêneros pode ser um desafio, mas também pode ser uma maneira de atender às diferentes partes de suas necessidades criativas.

Eu conheço muitos escritores que tentam atingir uma contagem de palavras definida todos os dias, mas para mim, o tempo gasto dentro de um mundo ficcional tende a ser uma medida melhor de um dia de escrita produtivo. Acho que sou bastante generativo como escritor, posso produzir muitas palavras, mas o volume não é a melhor métrica para mim. É mais uma questão, ou seja, eu escrevi por quatro ou cinco horas de tempo concentrado, quando não saí da minha mesa, não encontrei alguma distração para me tirar do mundo da história.  Consegui ficar parado e me comprometer a colocar palavras na página, sem decidir no meio da frase que é mais importante verificar meu e-mail.

Assim, decidi que o truque é persistir nisso por várias horas, independentemente de sua própria avaliação vacilante de como a escrita está indo. Aparecer e ficar presente é um bom dia para escrever.

Se há algo garantido para injetar interesse em sua escrita, é realmente estar interessado no que você está escrevendo. A paixão por um assunto surge naturalmente em sua escrita, normalmente tornando-a mais animada e envolvente, e infundindo um entusiasmo contagiante em suas palavras, da mesma forma que é fácil conversar com conhecimento de alguém sobre algo que você acha interessante. Isso torna relativamente fácil escrever de forma interessante sobre um assunto pelo qual você tem uma verdadeira paixão. No entanto, surgem problemas quando você é forçado a escrever um ensaio sobre assuntos pelos quais não tem entusiasmo. É difícil despertar paixão pelos assuntos que você menos gosta, e isso vai transparecer na sua escrita.

Acho que é ruim na maior parte do tempo, os períodos em que escrever parece fácil e intuitivo. Mas acho que essa é provavelmente a proporção comum de alegria e desespero para a maioria dos escritores, e definitivamente acho que se você puder fazer as pazes com o fato de que provavelmente terá que jogar fora 90 por cento de seu primeiro rascunho, então você pode relaxar e até quase gosto de “escrever mal”.

Eu particularmente gosto do elemento surpresa e espontaneidade, de deixar a história encontrar seu próprio caminho. Por esse motivo, acho que escrever um primeiro rascunho é muito difícil e trabalhoso. Muitas vezes, também é bastante decepcionante. Quase nunca acaba sendo o que eu pensava que era, e geralmente fica muito aquém do ideal que eu tinha em minha mente quando comecei a escrevê-lo. Adoro reescrever, no entanto, um primeiro rascunho é na verdade apenas um esboço ao qual adiciono camada, dimensão, sombra, nuance e cor. Escrever para mim é basicamente reescrever. É durante esse processo que descubro significados, conexões e possibilidades ocultas que perdi da primeira vez. Ao reescrever, espero ver a história se aproximando do que minhas esperanças originais eram.

Contar histórias pode ser uma maneira incrível de dar vida aos seus insights. Relatos reais ou histórias fictícias bem contadas podem servir para tornar as grandes ideias mais fáceis de entender e funcionam melhor quando representam cenários típicos, não casos extremos. Boas histórias costumam ser as partes mais memoráveis ​​dos artigos e tornam suas ideias e afirmações mais fáceis de lembrar.

Eu escrevo muito material que sei que vou jogar fora. É apenas parte do processo. Tenho que escrever dezenas de páginas antes de chegar à página um.

Enfim, conheci tantas pessoas que dizem que têm um livro, mas nunca escreveram uma palavra. Para ser um escritor, isso pode parecer banal, eu sei, você tem que escrever de verdade. Você tem que escrever todos os dias, e você tem que escrever quer tenha vontade ou não. Talvez o mais importante, escreva para uma audiência de um, quero dizer, você mesmo. Escreva a história ou seu artigo que você precisa contar e deseja ler. É impossível saber o que os outros querem, então não perca tempo tentando adivinhar. Basta escrever sobre as coisas que te incomodam e te deixam acordado à noite.

Eu também costumo dizer, escreva artigos que eduquem seus leitores e os ajudem a encontrar as respostas de que precisam.

Pense nisso.

Sergio Mansilha




Pesquisar este blog