sábado, 22 de outubro de 2022

A mudança de ocupação das rotinas em nossas vidas.

Parando um pouco para pensar, e me lembrando que tantas vezes neste semestre, sobrecarregado com o ritmo da vida cotidiana, me encontrei cheio de vontade de apertar o botão de pausa. Se eu tivesse uma semana, ou mesmo alguns dias apenas para recuperar o fôlego, penso comigo mesmo, eu finalmente seria capaz de avançar no meu trabalho, dormir o suficiente e ver todos os amigos e colegas que eu queria dizer; vou dar uma parada agora.

Pessoal, por mais que eu goste de manter essa ideia na cabeça, no fundo sei que é uma mentira. Mesmo que eu encontrasse esses poucos dias extras, sei que as mesmas tendências que me deixam tão ocupado em primeiro lugar inevitavelmente encontrariam uma maneira de preencher o tempo.

Vejo que é difícil imaginar diariamente, porém, que eu tenha escolhido em algum momento, me ocupar tanto; primeiro, escolhendo um cliente que eu sabia que me desafiaria e, ainda por cima, me envolvendo em todas as atividades peculiares que eu participo. Por mais que eu odeie, há uma parte de mim que repetidamente me coloca em situações em que estou ocupado o tempo todo. E pelas conversas que tive com amigos e colegas, sei que não sou o único.

Procuro relaxar, pois há uma razão específica pela qual me sinto tão consciente dessa necessidade de estar constantemente ocupado. Durante a primavera de 2020, não apenas consegui os poucos dias vazios e não programados que estava procurando, mas também meses a fio. Eu teria pensado que ter um período tão grande de tempo com o mínimo de trabalho, com apenas algumas lives por semana e quase nenhuma atividade fora da rotina seria incrivelmente relaxante e quase luxuoso. No entanto, isso não poderia estar mais longe da verdade. Embora eu certamente tenha passado algum tempo descansando e assistindo a filmes com a família, muitos desses dias foram cheios de ansiedade, meus pensamentos movendo-se a um milhão de quilômetros por hora, sem nada para me guiar e pouco a que me aplicar. Claro que parte desse sentimento se deveu ao isolamento e incerteza de uma possível quarentena.

Mas à medida que a pandemia avançava, acho que aprendi a aceitar e a me adaptar ao ritmo mais lento da vida. Senti-me cada vez mais capaz de me concentrar totalmente nas poucas responsabilidades que tinha e encontrei maneiras de preencher o tempo com atividades que me fundamentavam e me faziam feliz, ou seja, ler, escrever, pesquisar, correr, passear.... À medida que meus amigos, colegas e a sociedade em geral enfatizavam a importância de me manter saudável mental e fisicamente, me senti menos culpado por não fazer nada ou reservar um tempo para meu próprio prazer.

Saltar para uma nova experiência de home-office, foi nada menos que chocante. Senti o maior impacto dessa rápida mudança. Vindo de um ano e meio vendo principalmente o mesmo grupo de pessoas e fazendo menos trabalho do que o normal, eu estava totalmente despreparado para a quantidade de esforço social, profissional, acadêmico e físico que cada dia exigia nesse novo modelo.

Parece que a cada mês que nos afastamos das profundezas da Covid-19, há uma ênfase ainda maior na necessidade de “voltar ao normal”, para trazer a vida de volta a uma velocidade cada vez maior. Esse é um desejo que encontrei em quase todos os lugares, dentro de mim mesmo, no ritmo mais rápido da vida social, dentro de uma tolerância decrescente para extensões de tarefas e na remoção do senso geral de perdão e clemência que existia durante o auge da pandemia. Certamente há muito que, sem dúvida, queremos deixar para trás sobre nossa vida durante o auge da pandemia. O esforço para superar a disfunção, o isolamento e a dor dos últimos anos certamente é justificado.

Mas retornar sem pensar aos hábitos da vida pré-pandemia pode tentar apagar as experiências traumáticas, mas incrivelmente significativas, que tantos de nós tivemos desde do começo de 2020. Embora tenha vindo principalmente da pura necessidade, e não de algum tipo de progresso social maior, o aumento da atenção dada à saúde mental durante a Covid-19 não é algo a ser deixado para trás. Embora certamente tenha havido uma maior conscientização sobre o assunto desde a pandemia, o tempo e a flexibilidade intencionalmente dados à saúde mental começaram a desaparecer.

À medida que a vida parece cada vez mais “normal”, torna-se cada vez mais difícil convencer amigos, colegas e, mais importante, a nós mesmos, que dedicar tempo para nossa própria saúde e bem-estar é aceitável. Como as agendas estão mais uma vez cheias de reuniões, lives e compromissos, a memória da vida durante a pandemia parece implorar a pergunta:

Por que nós (pessoal, cultural e institucionalmente) tão patologicamente nos consideramos uns aos outros perpetuamente ocupados?

E por que foi necessário um evento que mudou o mundo para mudar isso?

Essas talvez não sejam perguntas destinadas a serem respondidas imediatamente, mas que não devemos ter vergonha de perguntar.

Pense nisso.

Sergio Mansilha

LINK https://amzn.to/3dt5jId




Pesquisar este blog